sábado, novembro 11, 2006

Top 5 dos grandes génios! - Hawking

Antes de mais, como eu também consigo falar a sério (é mais fácil do que a rir, porque sempre se consegue dizer as palavras e respirar ao mesmo tempo), gostaria de dizer que apesar da forma como este texto será elaborado, o Stephen Hawking é das pessoas que mais admiro, e prova-nos que as pessoas com deficiências podem ser tão ou mais válidas que as ditas "normais". No entanto, o humor, é geralmente feito carregando as diferenças de cada um, e apesar de algo cruel, aproveitando-se de certas incapacidades. Tendo feito esta ressalva, começo.


Stephen Hawking nasceu em Oxford. Cambridge tentou que ele nascesse lá, mas não conseguiu! Mas vingou-se porque foi lá que ele foi estudar. Hawking, contráriamente à crença popular, não era o rei dos falcões, mas sim o rei dos marrões. Stephen Hawking era, e é, uma mente brilhante. Tão brilhante como preguiçoso, viu que a melhor maneira de levar a vida sem trabalhar era tornar-se perito em algo que ninguém percebesse, pelo que não lhe poderiam vir a dizer que as coisas não eram assim e ele estava errado. A físisca quântica teórica foi então a escolha óbvia. Não só elaborou as teorias como editou livros que as comprovavam. Quando os seus colegas tentaram mostrar que os seus dados eram errados, os livros provavam que ele estava certo. Livros que ele escrevera! Era esperto ou não era?
Mas a esperteza não se ficava por aqui. Hawking era tão inteligente que mesmo quando outros tentavam imitar os seus métodos ele conseguia dar a volta. Um caso exemplar disso é o seguinte que descrevo. Um dia numa palestra, um jovem estudante, pensando que ia apanhar o professor num erro, levantou-se e exclamou -"Professor Hawking, é verdade que o professor defende que é possível viajar no tempo? - "Sim, é"- respondeu Hawking. -"Mas isso não implica que aconteçam paradoxos?"- acrescentou o jovem.
-"Não necessáriamente".
-"Mas professor, e se eu voltar atrás no tempo e matar a minha mãe, antes de ela ter ficado grávida de mim? Isso não implica que eu não nascia? E se assim fosse, não teria podido voltar atrás no tempo e matá-la, certo?
-"Não sei. Sei sim, que se o menino tivesse feito isso estaria agora na prisão por homicidio e não aqui a fazer-me perguntas" - e o jovem ficou tão baralhado que se calou.
Além dessa, conseguiu convencer toda a gente que o Universo pode ou não ser infinito, e tanto apresentou dados para uma coisa como para a outra, conseguindo assim apoiantes dos dois lados que se degladiavam uns com os outros, ficando assim ele em paz, para fazer o que quisesse. Mas a melhor dele foi quando anunciou que um buraco negro produzia tanta força gravítica que sugava tudo em seu redor, fosse matéria, ou energia, e que nem a luz escapava. Quando questionado acerca de para onde é que tudo o que era sugado ia, Hawking muito simplmente inventou a teoria de que deveria sair tudo noutro ponto do Universo. E eles acreditaram. Fazia sentido...
Como nem tudo são rosas, a vida também decidiu não sorrir a Stephen, atirando-o num caminho sem retorno para uma cadeira de rodas, com uma doença degenerativa. Travou assim uma esgotante luta, não com a doença, mas com o professor Charles Xavier, dos X-men para ver quem ficava com o nome "Rodinhas". Quando ameaçado pelo Wolverine, Hawking desistiu e deixou Xavier ganhar.
Mais recentemente participou num sketch do Gato Fedorento, onde concorria com aquela velhota das doenças a ver quem estava pior. Lembram-se da senhora? Ela perdeu com a outra que morreu em directo, mas acabou por ganhar nos tribunais, já que a morte da outra foi considerada desistência.
Esperemos que continue a dar o seu contributo à Humanidade durante muitos anos!

5 comentários:

* Mindfully Wondering disse...

Xico xicote :D Realmente tu bates o Bruno N aos pontos e com uma perna (ou as duas) as costas! Este texto sobre o meu caro Bruno Ton esta hilariante e, como sempre, super didatico. Tas a ver que eu gosto tanto do teu blog que ate neste fim-do-mundo onde vivo e a Internet e um luxo a que raramente tenho acesso, ainda arranejo tempo para copy paste os teus textos e le-los a noitinha pra comentar na seguinta visita a Internet :D Beijoes e brigada peloe mais que sempre envias. T

Carla Luís disse...

Ah, com que então temos um "blogueiro sem blog", mas que tem mesmo blog & bloga!
Sim sra, muito simples, realmente!
Resta saber se pode haver links em blogs, para blogs de blogueiros que não têm, blogs mas apesar disso blogam.... :p

Francisco Torres disse...

Qué? ;D

maria antunes disse...

Isto anda parado ou é impressão minha?

Francisco Torres disse...

Falta de tempo!!!